Anúncio
Bahia

Prefeitura desobriga uso de máscara em Brumado

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado
Anúncio

Um Decreto publicado no Diário Oficial do Município de Brumado desobrigou o uso de máscaras em lugares abertos ou fechados desde segunda-feira (18). Brumado foi a primeira cidade a dispensar o uso do item de prevenção contra Covid-19 na Bahia.

Segundo o decreto, há exceções apenas nas instituições de ensinos das redes pública e privada, para as pessoas com sintomas gripais e para as pessoas que estejam infectadas pelo coronavírus.

Anúncio

Para a decisão, a gestão considerou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a autonomia dos municípios, referente às medidas de enfretamento da propagação do novo Coronavírus, obtido através da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.341 do Distrito Federal (ADI 6341 MC/ DF)

O gestor ainda justifica que teve como base os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, que apresentam constante diminuição do número de casos ativos de Covid-19. Ressaltando ainda que desde o dia 3 de setembro de 2021, não houve nenhum registro de internamento no Município de Brumado em decorrência de infecção pelo coronavírus.

Outro embasamento para a medida é que o município tem 88,61% do público acima de 12 anos já vacinado com a primeira dose, deste, 58,79% já tomaram a segunda dose.

Desde de 2020, o município tinha adotado o uso de máscara com obrigatório. O decreto publicado no dia 17 de abril,  exigia que os estabelecimentos comerciais que estavam em funcionamento fornecesse máscaras a seus funcionários e apenas permitisse o acesso ao local de clientes usando o equipamento.

Polêmicas 

A decisão da suspensão do uso de máscara no município tem gerado polêmica nas redes sociais. Muitos internautas acreditam que a decisão é precipitada e critica a atitude do prefeito Eduardo Vasconcelos.

Anúncio

O município de Brumado foi também o primeiro na Bahia a anunciar o retorno das aulas presenciais, desde o seu cancelamento em março, devido a pandemia do coronavírus. A A cidade chegou a voltar com as aulas em 21 de setembro, mesmo com protestos e boicote dos pais.

Uma reportagem do BATV exibida no dia 9 de setembro no mesmo ano na Rede Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado, destacou que a decisão estava sendo criticada por pais e professores.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Primeira Promotoria de Justiça de Brumado, anunciou que iria acompanhar o retorno às aulas no município. 

À época, o MP-BA ajuizou ação civil pública contra o município de Brumado, pedindo que a Justiça determine a suspensão da Portaria nº 02, de 1º de setembro, que autorizou a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais.

O prefeito Eduardo Vasconcelos desde o início da pandemia vem se envolvendo em polêmicas. Ele já defendeu o “kit covid” e o tratamento precoce, recentemente, participou em setembro do ato em apoio a Presidente Jair Bolsonaro, por conta disso foi convidado a sair do PSB.

Embora Brumado esteja a várias semanas com poucos casos da doença e sem registros de internados e óbitos, o município possui um dos piores números da pandemia no Estado. De acordo com o Ministério da Saúde, são 200 óbitos desde o início da pandemia. Considerando a população de 67 mil pessoas, a taxa de mortalidade é de 298 mortes por 100 mil habitantes, acima da média nacional, de 287. A taxa média da Bahia é de 181 mortes por 100 mil habitantes.

Entre os municípios do estado com mais de 30 mil habitantes, apenas Ilhéus (355) e Itabuna (327) possuiem taxas de mortalidade maior do que Brumado. Entre os 417 municípios, Brumado tem a sétima pior taxa.

 

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 19 de outubro de 2021 18:38

Joana Martins

Anúncio
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio